domingo, 1 de novembro de 2015

Translação - 107.800 Km/hora

Giro Embaralhado.

Ontem fui até Jales.
Percorri planícies, montanhas,
Charcos e vales.
À procura dos bens, dos bons,
Dos maus e dos males.
Sem que notasse, alguém
Embaralhou as consoantes.
Quando dei por mim
Já estava em “Lajes”.
Um menino, sem erguer a cabeça disse:
—Num olhe, num diga nada, ignore,
Esse veio só fala e escreve “bobages”.
Assimilei e aceitei os ultrajes.
Na eminência de torrencial chuva,
Decidi ir à cata de novo tema.
Voei para Catanduva.
Do alto da parreira recebi um cacho.
Rosadas eram, ambas, a camponesa e a uva.
Agradeci o saboroso e doce presente.
Mandei-me à Presidente Prudente.
Sábio velhinho recebeu-me sorridente.
Discorreu sobre o hoje, o amanhã,
O agora e o antigamente; sentenciou:
—Até o mais cruel delinquente ao nascer,
Nasce sem pecados, nasce inocente.
Concordei e parti pra Presidente Wenceslau.
Fui rendido na esquina por um jovem,
Que, assim se justificou dizendo:
—Nasci bom, o mundo me tornou mau.
Assim não dá, vou à Presidente Epitácio.
Vou à procura de Camões, Olavo Bilac.
Preciso reler “A última Flor do Lácio”.


Um comentário:

  1. Adoro estas viagens, com paradas inesperadas e encontros surpreendentes.

    ResponderExcluir